Mafalda - Para a Humanidade


Mafalda é uma menina de sete anos, preocupada com a humanidade e a paz mundial – além de se rebelar com as condições do mundo atual. Criado pelo cartunista argentino Quino, a trajetória da personagem dura de 1964 a 1973, passando por três publicações: Primeira Plana, El Mundo e Siete Dias Illustrados. Nesta última publicação, Siete Dias Illustrados, os quadrinhos tinham que ser entregues com quinze dias de antecedência antes da publicação – Quino se viu descontente, pois se via incapaz de comentar as noticias de forma recente; já que o grande enfoque da personagem são os dilemas políticos e sociais da época. Sua última publicação se deu em 25 de junho de 1973.
Segundo Humberto Eco, Mafalda é uma “heroína inacunda que rejeita o mundo assim como ele é (...) reivindicando o seu direito de continuar sendo uma menina que não quer ser responsabilizada por um universo adulterado pelos pais”.
“Eu sou um famoso cirurgião, Topa? Abrimos a boneca e vemos do que é que ela está cheia. Mmmhhhh? Não!!!! Eu sei do que ela está cheia! De pano? Não! De serragem? Não! De algodão? Nãããão! Do que então?! De inibições”
A personagem representa o anticonformismo da humanidade, porém com fé na própria geração. O que Mafalda mais odeia é injustiça, guerra, armas nucleares, racismo e as “absurdas” convenções dos adultos. E se mostra apaixonada pelos Beatles, pela paz, a democracia e os direitos humanos.