Mulher-Maravilha - A filha de Hipólita




A Mulher-Maravilha (Wonde Woman) é uma super heroína de histórias em quadrinhos e desenhos animados da DC Comics. É a princesa Themyscira, filha da rainha das amazonas, Hipólita. Sua mãe a criou a partir de uma imagem de barro, à qual cinco deusas do Olimpo deram vida e presentearam com superpoderes. Adulta, foi enviada para o “mundo dos homens” para espalhar uma missão de paz, bem como lutar contra o deus da guerra, Ares. Tornou-se integrante da Liga da Justiça, juntamente com Batman e Superman. Foi a primeira heroína a ser criada pela DC Comics. Estreou em All Star Comics #8 (Dez. 1941).
No início de 1940, a DC Comics era dominada pelos personagens masculinos com superpoderes – Lanterna Verde, Batman, Superman.
É a atribuído a Elizabeth Holloway Marston, esposa de Willian Moulton Marston, criador da Mulher-Maravilha a proposta de criar uma super-heroína.
Marston apresentou a idéia à Max Gaines, co-fundador de All-American Plublications e trabalhou em parceria com sua esposa, Elizabeth – porém há evidencias que ele também se inspirou em Olive Charles Byrne, sua amante.
Como criador do polígrafo, um instrumento de medição crucial para o desenvolvimento do detector de mentira; Marston baseado em suas experiências, conclue que as mulheres eram mais honestas e confiáveis que os homens.
“A Mulher-Maravilha é a propaganda psicológica para o novo tipo de mulher que deve governar o mundo”, segundo Marston (Hendrix, 2007). Ele projetou a Mulher-Maravilha como representante de um modelo particular do poder feminino. O Feminismo discute que as mulheres são iguais aos homens e devem ser tratadas como elas são. Para Marston, as mulheres possuem o potencial não somente de serem tão boas quanto os homens: podiam ser superiores em relação a eles.